quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A CASA DA VOVO ANITA


Quando morei no colegio interno do educandário participei de diversos passeios pelo zoológico, playcenter, uma diversidade de circus, clubes campestres etc..., mais o que mais marcou foi a viagem a Santos onde ficamos hospedados na casa da vovo Anita, foi espetacular, ficamos uma semana na praia com muito sol com direito a diversos passeios e diversões...




Confira:

Construída em estilo colonial num terreno com cerca de 450 m 2 , antiga chácara da Vovó Anita, onde a criançada da família se divertia especialmente nos fins de semana, mantém ainda os dois enormes chapéus-de-sol, na frente do edifício, como nos tempos da saudosa senhora.
Situada em plena praia do Embaré, Av. Bartolomeu de Gusmão nº 48, bem em frente ao mar, a Casa é dividida em dois amplos blocos. No primeiro bloco, no andar térreo está o salão nobre, secretaria com banheiros (feminino e masculino), tesouraria e arquivo, que funciona também como casa de som.
No primeiro andar está instalado o auditório com 154 cadeiras do tipo escolar, palco, dois camarins e banheiros para artistas e público. Possui ainda um televisor colorido. No local podem, conforme as conveniências, fazer trabalhos escolares, assistir televisão ou fazer brincadeiras teatrais.
No segundo andar fica o paraíso da molecada. Um salão com brinquedos de toda a espécie e biblioteca. No segundo bloco tem dois amplos refeitórios e cozinha industrial, dois pátios com banheiros, dependências para guardar alimentos e material de limpeza, na parte térrea. No primeiro andar fica a sala de costura, dois dormitórios com 52 camas cada e dois banheiros com sanitários e chuveiros de água quente e fria. Tem também dois quartos com 04 camas e banheiros privativos. Funciona também neste andar, uma lavanderia industrial para atender a demanda diária das roupas de cerca de 120 pessoas, além da roupa de uso nos dormitórios, cozinha, etc.


Foram inauguradas as instalações em 15 de agosto de 1972 com a presença de familiares, várias autoridades e do Bispo Diocesano. As crianças do Instituto de Surdos-mudos Santa Terezinha de São Paulo foram os primeiros hóspedes que a Casa recebeu e, até a presente data, já gozaram de excelentes férias junto ao mar mais de quarenta mil crianças assistidas por cerca de 1200 entidades e 50.000 crianças, conforme consta em nossos registros.
O Senhor Américo Ribeiro dos Santos, criador desta extraordinária obra, faleceu em 19 de março de 1983, e, a partir desta data sua esposa Maria Stella Mendonça Ribeiro dos Santos , filhos e netos dão continuidade à obra.



O Auditório conta com 154 cadeiras do tipo escolar, palco, dois camarins e banheiros para artistas e público. Possui ainda um televisor colorido. No local podem, conforme as conveniências, fazer trabalhos escolares, assistir televisão ou fazer brincadeiras teatrais.



No Pátio Principal, as crianças podem fazer brincadeiras recreativas e usufruir da mesa de tênis de mesa e outros brinquedos.


A Sala de Reuniões é em estilo colonial e acomoda as reuniões da Diretoria da Casa.






O Escritório cuida de todo trâmite administrativo e faz atendimento ao público, em horário comercial, recebendo doações.



A Lavanderia mantém limpa as roupas de cama e banho para as crianças.



A Cozinha é equipada com máquinas industriais para que seja possível o preparo da grande quantidade de alimento diário.



Cada pavilhão contém uma Enfermaria para atender as emergências.




Cada pavilhão é composto por Banheiros onde os chuveiros e os sanitários são separados.





Cada pavilhão possui um Refeitório onde são servidas 5 alimentações diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche noturno.






O paraíso da molecada, o Salão de Brinquedos possui centenas de brinquedos, entre eles: casinha de boneca em tamanho real, pinbolim, boliche e também uma mini-biblioteca com vários exemplares infantis.




4 comentários:

  1. Na minha época não era neste lugar ,iamos em um Quartel do exercito no Guaruja,e lembro me que havia uma decoração do jardim que tinha em volta uma decoração com uma bala de canhao acho eu,ae um doido foi tentar levantar e ela caiu no pé dele.imagina né

    ResponderExcluir
  2. porfavor querooooooo fotos dos novos ospedes da casa da vovo anita,meus amigos estão ospedados ai na escola e.m.i.e.f prof maria daurea silva oliveira no estado de sp,os alunos são leonardo cordeiro,amanda vieira e jorge vinicios queroooooooo noticiasssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Poxa!!!!me emocionei passei algumas ferias da minha vida quando estudava no lar escola maria imaculada

    ResponderExcluir
  4. Meu avô foi interno na escola dom Duarte ele fala muito desse lugar hoje ele tem 83 anos e lembra de tudo mostro as fotos mais tem muitas coisas mudada

    ResponderExcluir